.

terça-feira, setembro 05, 2006

Ciência da computação


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ciência da computação é o estudo dos algoritmos e suas aplicações, bem como das estruturas matemáticas indispensáveis à formulação precisa dos conceitos fundamentais da teoria da computabilidade e da computação aplicada. Desempenha por isso um papel importante na área de ciência da computação a formalização matemática de algoritmos, como forma de representar problemas decidíveis, i.e,. os que são susceptíveis de redução a operações elementares básicas, capazes de serem reproduzidas através de um qualquer dispositivo mecânico/eletrônico capaz de armazenar e manipular dados. Um destes dispositivos é o computador digital, de uso generalizado, nos dias de hoje, pelo custo reduzido dos componentes eletrônicos que formam o seu hardware.

É a partir da década de 70 que a ciência da computação é reconhecida como uma disciplina científica autônoma com uma conceptualização própria e o correspondente vocabulário técnico-científico. Aparece a partir de outras disciplinas mais antigas como a Engenharia eléctrica, a Matemática e a Lingüística Formal, combinando uma abordagem dos problemas que participa quer das Ciências Puras, quer da Engenharia.

Os estudos oriundos da Ciência da Computação podem ser aplicados em qualquer área do conhecimento humano em que seja possível definir métodos de resolução de problemas baseados em repetições previamente observadas.

A construção de algoritmos computacionais pode ser feita de diversas formas, e cada “forma” é chamada de linguagem. Essa linguagem pode ser em forma de texto, números, fórmulas, ou gráfico. O produto de uma linguagem é chamado de código, que define o comportamento do computador para a resolução de problemas. Métodos de construção desses códigos também são estudados na Ciência da Computação. Desenvolver esses códigos pode ser também considerado uma arte e se parecer com qualquer produto artístico de outra área do conhecimento humano.

A Ciência da Computação enfatiza os aspectos e funcionalidades dos sistemas enquanto a Engenharia de software enfatiza as aplicações práticas do mesmo. De certa forma são estudos muito semelhantes apesar de terem muitas diferenças. A Ciência da Computação enfoca a resolução de problemas através do uso de algoritmos e lógica, enquanto que a Engenharia de software se preocupa com os processos de desenvolvimento de ferramentas, criação de novos sistemas e linguagens.

“Ciência da computação tem tanto a ver com o computador como a Astronomia com o telescópio, a Biologia com o microscópio, ou a Química com os tubos de ensaio. A Ciência não estuda ferramentas, mas o que fazemos e o que descobrimos com elas.”
(citação atribuída a Edsger Dijkstra).

1 Comentários:

  • PARABENS pelo blog!!
    finalmente..vamos la pessoal de CC.

    By Blogger Honda, at 11:10 PM  

Postar um comentário

<< Home